terça-feira, 24 de maio de 2011

Resenha ou critica. Será mesmo isso?

Houve um tempo no jornalismo em que se começou a falar nos produtos culturais. Daí surgiu a resenha, hoje em dia conhecida como crítica. Lá atrás quando começou a se desenvolver era especificamente direcionada para a classe superior da sociedade, os ricos. Até porque falar de cultura para pobre naquela época era sacanagem. Se for pensar bem, ainda hoje não compensa... Mas enfim.

Jornalistas gananciosos começaram a querer ganhar em cima do sucesso dos outros, afinal, cultura sempre foi uma editoria. As peças culturais geram dinheiro a seus produtores. Que querem sempre mais, e para isso precisam atingir mais pessoas. Quem pode ajudar? Sim. Isso mesmo. Os profissionais da comunicação. No caso, os jornalistas.

Outro grandes interessado? Os donos de jornais. Afinal, você achou mesmo que eles também não iam ganhar nada com isso? Publicações precisam de espaço. E para se ter espaço é preciso ter dinheiro. Ou seja...?

Mas a coisa veio mudando. Para pior, é claro. Hoje mais do que nunca os meios de comunicação só visam lucros. Você acha mesmo que os jornais publicam editorias de cultura porque quere? Ou por que realmente acham interessante? Isso só no caso de não terem mais nenhuma pauta para aquele dia. O povo quer ver sangue rolando. Eventos culturais não vendem jornais. O interessante mesmo são as publicidades que eles geram. Se é que você me entende.

Deixo uma pergunta. Por os jornais de fim de semana são considerados os piores?

Um doce para quem adivinhar.

Ps.: Não tenho nada contra evento culturais. Na verdade gosto muito. O negocio é que hoje eu estou meio azucrinado, então resolvi falar mal dos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUIDORES